Os cristais e os chakras

Os chakras são pontos energéticos situados em diversas partes de nosso corpo, responsáveis pela nossa troca de energia com o mundo externo. Essa troca regula nossa saúde física, mental, emocional e espiritual. 

Existe extensa literatura sobre o assunto, detalhando localização e sutilezas destes pontos, mas o que nos interessa neste artigo é saber que temos sete chakras principais e que cada um está associado a uma cor e cristais diferentes. 

Quando estes vórtices estão em desequilíbrio - seja por trabalharem em excesso ou por estarem bloqueados – sentimos desconfortos em vários campos, como estresse, falta de energia, insônia, medos e outros problemas de saúde. Manter o bom funcionamento destes pontos de energia nos ajuda na caminhada diária, além de expandir nossa consciência e aumentar nossa conexão com o Divino. 

Entre as terapias de alinhamento e equilíbrio dos chakras, destacamos aqui a energia dos cristais, pois eles são capazes de atuar de forma profunda em cada ponto do nosso organismo. 

Uma forma muito simples e eficaz de ativar qualquer chakra é colocar uma das pedras correspondentes a cada um sobre o ponto de energia e deixá-la ali por um período de 15 a 20 minutos. Não é necessário pensar em nada especial, apenas deixe o cristal atuar. 

A seguir, um breve resumo de cada um:

Pedra na mão
Primeiro chakra 
Relaciona-se com a parte inferior do corpo, os pés, a ancoragem e os instintos físicos. Sua cor é o vermelho e as pedras associadas a eles são as vermelhas, as marrons, cinzentas ou pretas. As pedras vermelhas estão relacionadas diretamente com o sangue e a circulação. As pretas são de proteção contra a negatividade.

Alguns cristais: granada, hematita, jaspe vermelho, rubi, galena, magnetita, olho de tigre, quartzo fumê, unakita, obsidiana, ônix, turmalina preta

Segundo chakra
Trabalha a energia sexual e a criatividade. É responsável pela energização geral do organismo e por ele penetram as energias mais sutis, que se distribuem pelo corpo e se manifestam. Sua cor é o laranja, assim como as pedras que correspondem a ele.

Alguns cristais: calcita laranja, cornalina, opala de fogo, ágata marrom-alaranjada. Coral e âmbar, apesar de não serem cristais, também são benéficos neste chakra.

Terceiro chakra
Controla toda a nossa energia emocional e é muito ligado ao eu individual. Fisicamente rege o aparelho digestivo, associando-se ao pâncreas e sua cor é o amarelo.

Alguns cristais: calcita amarela, citrino natural, pedra do sol, topázio imperial

Quarto chakra
Relaciona-se principalmente com o timo e o coração e nele se concentra a energia do amor e da devoção. É responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico, o coração e os pulmões. Sua cor é o verde e as pedras associadas a ele são as verdes (simbolizando a cura e a energia vital) e as cor-de-rosa (representando o amor)

Alguns cristais: turmalina verde, turmalina melancia, turmalina rosa, amazonita, aventurina, malaquita, esmeralda, jade, kunzita, rodocrosita, quartzo-rosa, opala, pedra da lua

Quinto chakra
Ligado à tireoide, relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Rege a garganta, a laringe, a boca e o nariz. É através deste chakra que purificamos nossas energias. Sua cor é o azul, assim como as pedras que nele atuam.

Alguns cristais: ágata azul rendada, água marinha, quartzo azul, topázio azul, turquesa

Sexto chakra
Conhecido como terceiro olho, está associado à glândula pituitária e é responsável por nossa concentração, memória, imaginação e visualizações. Sua cor é o índigo (azul anil)

Alguns cristais: azurita, cianita, lápis lazuli, safira, sodalita

Sétimo chakra
Relaciona-se com a glândula pineal e está diretamente ligado à espiritualidade e a conexão com o Eu Superior, divino, canalização e meditação. Fisicamente, rege a cabeça e o sistema nervoso central. É através desse chakra que entram no corpo as energias de transmutação, purificação e espiritualidade.
As pedras que aqui trabalham são as brancas transparentes (incolores), violeta e douradas.

Alguns cristais: cristal de quartzo, calcita ótica, selenita, ametista, sugilita, pirita, fluorita, ametrino, calcita dourada.

Cada cristal tem uma energia particular, mas todos são amigáveis. Não importa a filosofia de vida que você tenha, sua religião ou raça, pois todos são adaptáveis, pacificadores, bons professores e conselheiros, fazendo muitos movimentos para se comunicar e ajudar você no que for preciso.

Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail para receber nossas novidades
Cadastre-se
Rosa Vitolo
Rosa Vitolo Jornalista e socióloga de formação, habituada a ter um olhar plural para as circunstâncias da vida, vem estudando terapias naturais e de reequilíbrio energético/corporal há mais de 30 anos. Dedica-se a cursos e aos atendimentos individuais, facilitando o encontro do ser consigo mesmo, em vários espaços na capital paulista.